O propósito de Credence Barebone

a energia que nos faz prosseguir


No texto Obscurus é sobre dor apresento o personagem Credence Barebone (Ezra Miller) e sua relação com o sofrimento. O bruxo norte-americano da saga 'Animais Fantásticos e onde habitam', do universo de Harry Potter, tornou-se obscurial ao sofrer abuso psicológico e físico pela madrasta Mary Lou Barebone (Samantha Morton). Apesar de toda dor, uma coisa o manteve vivo, seguindo em frente, seu propósito.


O ato de Credence suprimir sua magia possibilitou o surgimento do obscurus. Mesmo com as trevas o consumindo, ainda existia um feixe de luz como esperança o fazendo prosseguir. A magia de um bruxo faz parte de sua essência, é algo que independe do seu querer, da sua força de vontade, faz parte de si. Credence negar ou suprimir sua magia não o faria deixar de ser quem ele é, um bruxo.


Segundo o co-fundador da Cazulo Consultoria de Negócios com Propósito e Coach Embaixador da metodologia IKIGAI de Desenvolvimento Humano, Kiko Kislansky, o propósito é uma fonte inesgotável de energia propulsora. "O propósito que nos permite avançar em sintonia com nossa essência. Nosso propósito é nossa razão de ser, é a expressão mais pura da nossa alma. O propósito vem de dentro pra fora", explica.

Kiko Kislansky, empreendedor

Em 'Animais Fantásticos e os crimes de Grindelwald' é possível ver o personagem depois de tanta opressão ir em busca por identidade. É através da busca por informações de sua história, da sua família, que Credence junta peças de quem é para descobrir qual o sentido de sua vida, descobrir qual o seu propósito.


Mary Lou Barebone é líder da Sociedade Filantrópica Nova Salém, grupo anti-bruxaria não-maj existente em Nova York e obriga o Credence a lutar contra quem ele é. A ação da pastora faz o bruxo tornar-se um obscurial e deixa nítido que devemos aceitar quem somos, entender o nosso caos interior e ter respeito pela diversidade que existe. O diferente agrega, não segrega.

Para Dhulli Pereira, integrante do fã-clube Harry Potter Salvador MagicZoo, o futuro é construído de objetivos certos e incertos, e ele nos mantém vivos para alcançar um propósito na vida. "A busca por sentido é como uma sede que precisa ser saciada, como um quebra-cabeça de experiências que ao ser montado faz a vida ter propósito. Credence passa por essa heterogeneidade de sentimentos, que o deixa conturbado e confuso, mas o seu propósito lhe dá forças. A caminhada pela verdade sobre sua vida é o que faz ele continuar", diz.

Dhulli Pereira, MagicZoo

"A força não é apenas um substantivo que é definido por energia ou uma grandeza vetorial na física, mas um poder. Um poder tão forte que não acreditamos que temos e nos leva a acreditar que podemos conseguir o impossível. O Credence deixa isso tão cristalino que nos faz querer lutar pelo nossos propósito, seja ele com barreiras ou não", afirma Dhulli.


Para descobrir o seu propósito é necessário realizar um olhar interno. Fazer uma autoanálise sobre quem é, o que tem a oferecer de melhor para si e para o mundo. É preciso entender sua trajetória e saber onde quer chegar. De acordo com Kiko Kislansky, o propósito é servir ao mundo com talentos preciosos que residem no núcleo do nosso ser. "Com propósito, vivemos. Sem propósito, apenas sobrevivemos”, afirma o empreendedor.


Ser escritor é tornar a vida poesia. Sendo assim, finalizo a postagem compartilhando, mais uma vez, o poema que fiz inspirado no personagem Credence Barebone:


ame-se, não seja obscurial


Existe um caos dentro de cada um,

pintura de luz e sombra, contraste de gelo e fogo.


São florestas de memórias, montanhas de desejos

e rios de sentimentos.


É preciso explorar seu universo, contar as estrelas

e mergulhar para dentro.


Assim é possível ver as formas e cicatrizes,

entender as metamorfoses e auroras.


O autoconhecimento semeia amor

e florescer é ser beleza em rosa com espinhos de dor.


Amar-se é não deixar a maré de ninguém afundar

seu barco em uma escuridão de sofrimento.


Atacar o outro é fácil, mas coragem é abraçar

o caos que existe dentro de si.



És que pergunto: qual o seu propósito?


#CredenceBarebone #AnimaisFantásticos #HarryPotter #Propósito

41 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now